1- Não se aflija se não se lembrar de alguma coisa. Relaxe, liberte o pensamento. Esta ação simples ajudará a desbloquear a memória e a informação virá quando você menos esperar.

2- Preste muita atenção naquilo de que você quer se lembrar, reflita sobre que tipo de coisa você esquece, em que situação e em que estava pensando quando fazia essa atividade. É comum você acabar lembrando de algo porque simplesmente "estava pensando em outra coisa".

3- Utilize a repetição consciente de um fato para guardar melhor os conceitos.

4- Ao ser apresentado a alguém, preste atenção no nome, nas características da pessoa, na voz, e repita o nome várias vezes ao longo da conversa.


5- Para lembrar onde você deixou um determinado objeto, tente visualizar o que você estava fazendo no momento em que o estava usando. Coloque-se na situação novamente e a lembrança ficará mais próxima.

6- Para memorizar um fato ou uma situação, relacione-o com outro que você conhece e de que se lembra perfeitamente. Mesmo que esse vínculo pareça absurdo, a sua mente gravará com mais facilidade os dados, pessoas, imagens e acontecimentos.

7- Use todos os sentidos para acumular dados que o ajudem a se lembrar de uma determinada cena ou situação (imagens, cheiros, gostos, sensações táteis, sons).

8- Escolha um lugar determinado para deixar os objetos de uso cotidiano, como as chaves do carro, óculos, agenda, bolsa, pasta, carteira. Assim você reforçará a memória associando o objeto ao lugar.

9- Exercite os diferentes aspectos da sua memória:


* Crie o hábito de resolver as palavras cruzadas de jornais ou revistas. Também é interessante tentar resolvê-las em outro idioma que conheça.
* Para exercitar os procedimentos de dedução, tente resolver os quebra-cabeças de números (Sudoku ou similares).
* Aprenda algo novo: idiomas, jogos dedutivos como xadrez ou bridge, a tocar um instrumento musical, uma dança.
* Leia textos de diversos autores atentamente e tente escrever um texto imitando o estilo de cada um. Acrescente a esta atividade redações com o seu próprio estilo.
* Procure se lembrar das chamadas de um noticiário de televisão, depois de 15 minutos e no final do programa.
* Observe uma publicidade em uma revista e depois de 15 segundos tente se lembrar do produto, da marca, das cores predominantes e da cena global.
* Comente detalhadamente a temática de um filme que você tenha visto no dia anterior.
* Procure se lembrar da lista de compras associando cada produto por grupo ou pelo lugar no supermercado.
*No final do dia, tente se lembrar do que você fez de maneira cronológica e o mais detalhadamente possível.
* Compre livros, jogos e videogames específicos para ajudar a melhorar a memória.

* É fundamental manter um estilo de vida saudável que inclua a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada, com poucas gorduras saturadas e sódio, para evitar o excesso de peso.
*Reserve um tempo para atividades prazerosas, para relaxar ou simplesmente "não fazer nada". É importante diminuir os níveis de estresse e de ansiedade.
* Existem numerosas doenças físicas e psíquicas que alteram a memória em geral, ou alguns dos seus "tipos". Se você notar falhas na sua memória, consulte um médico clínico, que decidirá se você deve ir a um especialista.
* Os programas mais eficazes para melhorar a memória incluem a exercitação integral de todos os seus tipos.
* Pratique sempre ao longo da vida todas as recomendações acima, não apenas quando começar a perceber alguma falha na memória.